luto

Morre Ruben Doeler, um dos fundadores dos grupos Felice e Itaimbé

18.303

data-filename="retriever" style="width: 100%;">

Morreu, na noite desta quinta-feira, com 86 anos, o são-pedrense Ruben Doeler, um dos fundadores do Grupo Felice e do Grupo Itaimbé em Santa Maria. Ele tinha problemas de saúde em virtude da idade avançada.

Pai de Rodolfo Doeler Neto, 65 anos, Victor Doeler , 64 anos e Elton Doeler, 53 anos, Ruben deixou também sete netos e cinco bisnetos. Em 2013, perdeu a esposa Elda Eggers, que faleceu aos 78 anos. Victor foi prefeito de São Pedro do Sul por três mandatos. Rodolfo e Elton são empresários, e Elton é presidente do Grupo Felice.

O Grupo Felice é uma empresa familiar com atuação nos ramos de alimentos, automóveis e serviços. As empresas foram fundadas a partir de 1955 e, em 2003, passaram a integrar o Grupo Felice. A marca gera 540 empregos diretos no Estado.

Morre o locutor santa-mariense Gilberto Verardi

Ainda adolescente, Ruben perdeu o pai, e aos 17 anos, começou a trabalhar.

- Ele teve um papel preponderante na nossa família, foi a semente do empreendedorismo. Foi um grande professor, mesmo sem nunca ter dado aula. Aprendi com ele, entre outras coisas, que, em uma negociação, nunca se deve aproveitar-se de alguém que está em um momento de fragilidade. Ele era uma dessas pessoas duras "por fora", mas sensível demais "por dentro" - conta Elton.  

Certa vez, perguntado sobre como havia educado os filhos, respondeu que "nunca soube educar os filhos, só deu exemplo".

VÍDEO: há quase 50 anos, Imobiliária Taperinha preza pela inovação

Emocionado, Elton diz que o pai possuía muitas qualidades:

- Ele tinha uma inteligência fora do comum, tinha presença de espírito, raciocínio rápido e uma grande virtude, a sua capacidade de pedir perdão, algo raro nos dias de hoje. Viveu uma vida limpa e sempre soube olhar o lado bom das coisas. A última coisa que ele me disse foi "a vida é bela". É o conceito de encerramento de uma história bonita.

Nas redes sociais, o grupo lamentou o falecimento em uma nota de pesar.

Em entrevista ao Diário para a série de reportagens da campanha #PorTodosNós, para valorizar os empreendedores locais durante a pandemia, Elton citou o pai em uma análise da situação atual de crise:

- Meu pai sempre me disse para não mudar de ramo de negócio com muita facilidade. Aquilo que é ruim hoje, pode ser bom amanhã, e vice-versa. 

O sepultamento ocorreu na manhã desta sexta-feira no Cemitério Municipal de São Pedro do Sul.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

VÍDEO: há quase 50 anos, Imobiliária Taperinha preza pela inovação Anterior

VÍDEO: há quase 50 anos, Imobiliária Taperinha preza pela inovação

Próximo

Dois pardais começam a funcionar na região a partir desta sexta

Geral